Ads 468x60px

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Das provações à perfeita confiança


Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas
Malaquias 3:3.

O processo de refinamento é difícil para a natureza humana suportar; mas somente por meio dele a impureza pode ser eliminada do caráter. Na fornalha da prova, somos purificados dos resíduos que nos impedem de refletir a imagem de Cristo. Deus mede cada provação; Ele observa o fogo da fornalha que deverá provar cada indivíduo.

Por meio das provações Deus conduz Seus filhos à perfeita confiança. “No mundo, passais por aflições” (João 16:33), diz Cristo; “mas em Mim tereis paz”. Através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. ...

Por meio de provações, Deus conduz Seus filhos à confiança perfeita. “No mundo tereis aflições”, diz Cristo; “Mas em Mim tereis paz”. É por meio de muitas tribulações que devemos entrar no reino de Deus. Os seguidores de Cristo serão muitas vezes provados e afligidos dolorosamente. José foi caluniado e perseguido porque estava determinado a preservar sua virtude e integridade. Davi, o mensageiro escolhido de Deus, foi caçado como uma fera por inimigos perversos. Daniel foi lançado na cova dos leões porque não rendeu sua fidelidade a Deus. Jeremias falou a palavra que Deus lhe deu, e seu testemunho claro enfureceu tanto o rei e os príncipes que ele foi lançado num abominável poço. Estevão foi apedrejado por pregar a Cristo e Ele foi crucificado. Paulo foi preso e finalmente condenado à morte porque obedeceu à ordem de Cristo de levar o Evangelho aos gentios. João, o discípulo amado, foi banido para a Ilha de Patmos pela Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo.

Sem cruz não há coroa. Como poderemos ser fortes no Senhor sem passarmos provações? Para termos força física precisamos fazer exercício. Para termos uma fé vigorosa precisamos ser colocados em circunstâncias sob as quais nossa fé será provada. Toda tentação resistida, toda provação corajosamente suportada nos dá uma nova experiência e nos faz progredir na obra de edificação do caráter. Nosso Salvador foi tentado em todas as coisas, mas triunfou em Deus continuamente. Sob todas as circunstâncias, é nosso privilégio ser fortes no poder de Deus, e gloriar-nos na cruz de Cristo.,

Por meio de aflições Deus nos revela as fontes de corrupção em nosso caráter, para que por meio da Sua graça possamos vencer nossas faltas. Questões desconhecidas relacionadas conosco são abertas diante de nós, e a prova virá, se aceitarmos a reprovação e o conselho de Deus. Quando submetidos à provação, não devemos afligir-nos e preocupamos. Não devemos rebelar-nos ou procurar resolver as coisas fora das mãos de Cristo. Devemos humilhar-nos diante de Deus. 

Os caminhos do Senhor são obscuros para aquele que deseja ver as coisas numa luz que lhe seja agradável. Eles parecem obscuros e sombrios a nossa natureza humana. Mas os caminhos de Deus são caminhos de misericórdia cujo fim é a salvação.

Elias não sabia o que estava fazendo quando, no deserto, orou pedindo a morte. O Senhor, em Sua misericórdia, não o tomou pela palavra. Ainda havia uma grande obra para Elias fazer; e quando sua obra foi completada, ele não deveria perecer em desânimo e solidão no deserto. Não lhe estava reservado descer ao pó da terra, mas ascender em glória, com o comboio de carruagens celestiais, para o trono nas alturas.

Nossas tristezas não brotam do solo. Deus “não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens”. Quando Ele permite provações e aflições, é para nosso proveito, para que sejamos participantes de Sua santidade. Se recebida com fé, a prova que parece tão amarga e difícil de suportar será uma bênção. O golpe cruel que destrói as alegrias da terra será o meio de voltar nossos olhos para o céu. Quantos há que nunca teriam conhecido Jesus se a tristeza não os tivesse levado a buscar conforto Nele.

As provações da vida são obreiras de Deus, para remover as impurezas e aspereza de nosso caráter. Seu corte, esquadrejamento e cinzelamento, seu lustrar e polir são um processo doloroso; é difícil ser pressionado é difícil de ser pressionado até à roda de moer. Mas a pedra é produzida preparada para preencher seu lugar no templo celestial. Sobre nenhum material inútil o Mestre concede um trabalho tão cuidadoso e completo. Apenas Suas pedras preciosas são polidas à semelhança de um palácio.

Mas quando a tribulação vem sobre nós, quantos de nós somos como Jacó. Achamos que é a mão de um inimigo; e na escuridão lutamos cegamente até que nossas forças se esgotem e não encontramos conforto ou libertação. Para Jacó, o toque divino ao raiar do dia revelou Aquele com quem ele havia lutado, - o Anjo da Aliança; e, chorando e desamparado, caiu sobre o peito do Amor Infinito, para receber a bênção que sua alma ansiava. Também precisamos aprender que provações significam benefícios, e não devemos desprezar a correção do Senhor, nem desmaiar quando somos repreendidos por Ele.

“Bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige!Jamais desprezes a repreensão de Shaddai (Todo-Poderoso), Onipotente. Pois é Ele que abre a ferida, mas Ele mesmo a trata; Ele com Suas prórpias mãos pode curar". Jó 5:17-18. A toda pessoa aflita Jesus vem com o ministério da cura. A vida de privações, dor e sofrimento poderá ser iluminada por preciosas revelações de Sua presença.

Ellen G. White.

Texto extraído do periódico The Signs of the Times - 5/2/1902







0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates